Luz natural no escritório faz bem à saúde

Publicado em: 16/08/2023

Qual é a primeira coisa que você faz ao chegar no escritório? Se a resposta for “abrir as janelas” você, provavelmente, faz parte de um grupo de trabalhadores que dormem mais, se exercitam mais e também são mais bem humorados.

Quem afirma isso é o Journal of Clinical Sleep Medicine, periódico médico americano que estuda o sono. O artigo, divulgado pela revista Exame, afirma que “colaboradores que desfrutam de mais luz (especialmente luz natural) durante o dia têm maior probabilidade de serem mais saudáveis e de manterem o bom humor”. Ao estudar um grupo que era exposto à luz natural durante o expediente, descobriu-se que eles dormiam, em média, 46 minutos a mais do que outros colegas. Outro dado interessante é que quem trabalha nessas condições também tende a ser mais ativo fisicamente.

O grupo de trabalhadores que não tinham janelas próximas às suas mesas ou luzes artificiais eficazes apresentou problemas físicos, distúrbios do sono e baixa qualidade de vida.

Somos tão afetados pelo ambiente porque passamos a maior parte do tempo trabalhando. Idealmente, o local de trabalho deve ser propício para a concentração, confortável, seguro e agora também sabemos da importância em priorizar a iluminação. A luz, de preferência a natural, contribui para uma boa execução das atividades e ainda torna o espaço mais agradável.

Os arquitetos já costumam incluir uma boa e eficiente iluminação em seus projetos, e aqui vão mais algumas soluções que você pode sugerir:

-A iluminação direcionada é uma boa pedida: para deixar o ambiente mais agradável, use spots com luz fria estrategicamente posicionados;
-Ao utilizar a luz natural com a artificial, se preocupe em não causar fadiga visual. Cores neutras que reflitam a luz no ambiente podem ser uma boa solução;
-Utilize luminárias em sentido longitudinal às janelas.

Além disso, grandes janelas, paredes de vidro, clarabóias ou aberturas horizontais na parede são ótimas opções para deixar a luz natural entrar.

Ao optar por um escritório mais iluminado, é importante estar atento à necessidade de ter móveis de boa qualidade, que tenham uma boa resistência ao excesso de luz. Conheça nosso completo portfólio de produtos!

Gostou desse texto? Assine nossa Newsletter! Assim você recebe conteúdos como esse em primeira mão.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade